A ESG adopta um currículo de natureza multidisciplinar, para dotar os graduados com competência administrativa e de gestão. A formação, sob esta perspectiva, oferece, por um lado, a possibilidade de os futuros técnicos em Administração Pública orientarem os seus estudos para uma certa especialização; por outro, apresenta-se vantajosa nas circunstâncias actuais de concorrência no mercado laboral e permite alguma diferenciação da Licenciatura em Administração Pública na ESG.
Ao abrigo do número 1 do Artigo 5 do Regulamento Académico da UJC, o ingresso aos cursos de graduação da UJC ocorre pela realização de exames de admissão, cujas condições aparecem descritas no respectivo edital.
Dados sendo actualizados...
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O programa do curso está estruturado para sua operacionalização por um período de 2 anos, perfazendo uma duração normal de quatro semestres. Este período foi distribuído em três semestres lectivos e um semestre não lectivo. Os semestres lectivos serão reservados para a ministração das disciplinas curriculares, enquanto o último semestre será reservado para a pesquisa voltada para a produção da Dissertação de Mestrado. O curso prevê o número de créditos atribuídos de 120, repartidos de forma equilibrada ao longo dos quatro semestres.
MÓDULOS DAS UNIDADES CURRICULARES DO MESTRADO EM DESENVOLVIMENTO LOCAL |
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PRIMEIRO SEMESTRE |
SEGUNDO SEMESTRE |
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01 -MICS |
Metodologia de Investigação em Ciências Sociais |
06 - GD |
Género e Desenvolvimento |
02 - CTD |
Conceitos e Teorias de Desenvolvimento |
07 - DEL |
Desenvolvimento Economico Local |
03- GD |
Comunicação e Marketing para Desenvolvimento Local |
08 - ED |
Economia de Desenvolvimento |
DPL -DESENVOLVIMENTO POLíTICO LOCAL |
04 -CTG Conceitos e Teorias de Governação |
09 - EDIL |
Empreendedorismo e Inovação no Desenvolvimento Local |
05 -CTGL Conceitos e Teorias de Governação Local |
08 - GE |
Geografia Económica |
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TERCEIRO SEMESTRE |
QUARTO SEMESTRE |
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11 - EIDL |
Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Sustentável |
16 - OMEDM |
Orientação Metodológica de Elaboração de Dissertação de Mestrado |
12 - SCARH |
Elaboração, Monitoria e Gestão de Projectos de Desenvolvimento |
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13 - EG |
Ecologia Geral |
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14 - NGCAL |
Negociação e Gestão de Conflitos de Desenvolvimento Local
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15 - STMGERH |
Seminários Temáticos de Mestrado em Gestão Estratégica de Recursos Humanos |
DISSERTAÇÃO |
O programa do Mestrado em Desenvolvimento Local da Faculdade de Economia e Negociosa em parceria com o Centro Tecnológico do ensino a Distância é académico e desenhado numa perspectiva inter e multidisciplinar, procurando fazer uma integração óptima entre diversas áreas do saber relacionadas com o processo de Desenvolvimento Local. Esta abordagem visa assegurar uma formação holística e integrada, que permita aos estudantes desenvolver capacidades teóricas, analíticas e comunicacionais, para operar de forma orientada na área de desenvolvimento local.
O número de créditos atribuídos para o Curso de Mestrado em Desenvolvimento Local da FEN em parceria com o CTEaD é de 120 Créditos Académicos, repartidos de forma equilibrada pelos semestres, tendo em conta o estabelecido no Quadro Curricular da Universidade Joaquim Chissano, de Janeiro de 2021 e pela Lei nº 27/2009 de 29 de Setembro, que aprova a Lei do Ensino Superior da República de Moçambique.
O Mestrado em Desenvolvimento Local será coordenado entre o Departamento da Pós-Graduação da FEN e o Departamento de Cursos e Recursos Materiais e o Departamento de Tutoria e Avaliação do CTEaD e será no regime de funcionamento de Ensino a Distância na modalidade 100% Online, com algumas sessões b-learning sempre que necessário.
A metodologia do processo de ensino-aprendizagem do curso será baseado em estratégias de ensino que tem como objectivo colocar o estudante como o agente principal da sua aprendizagem. Nesta perspectiva, o curriculum esta organizado segundo o enfoque das competências e na lógica de “situação-problema”, de modo a prover a articulação da aprendizagem com o contexto organizacional.
Para isso, serão utilizados diferentes recursos e artefactos tecnológicos, nos quais a finalidade é a “centralização no aluno”, no processo de ensino e aprendizagem, ou seja, colocá-lo como protagonista da sua aprendizagem nos seguintes princípios pedagógicos:
A metodologia de ensino é baseada no seguinte processo sequencial: (i) ponto de situação dos conhecimentos básicos referente a matéria; (ii) desenvolvimento dos conceitos fundamentais, (iii) resolução de estudos de caso.
Além disso, os conteúdos dos módulos do curso dão ênfase na metodologia do processo de Ensino-aprendizagem orientada para o desenvolvimento de competências profissionais, entendidas como a capacidade de mobilizar conhecimentos (saber), habilidades (saber-fazer) e atitudes (saber ser e estar) em contextos específicos das actividades em trabalho.
As matérias de cada módulo do curso são ministradas de acordo com as modalidades pedagógicas mais ajustadas a cada conteúdo tais como: Fóruns de discussão, fóruns de debate, Chats, Fórum de Exercícios, trabalhos em grupo virtual, estudos de caso, “e-fólio” workshops, vídeos aulas, de forma a combinar a actualização de conhecimentos e conceitos com a análise e resolução de casos práticos. O ensino deverá utilizar tanto metodologias activas e técnicas de dinâmica de grupo como métodos de investigação.
A avaliação da aprendizagem tem carácter individual e implica a coexistência de duas modalidades: Avaliação Formativa “avaliação contínua” com peso de (40%) e Avaliação Sumativa “avaliação final” (60%). Os critérios de avaliação são claramente explicitados no plano de estudos e anunciados no início do módulo. Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular. No que respeita à avaliação contínua, será sistémica abrangendo todas as actividades que serão desenvolvidas pelos estudantes, contemplando um conjunto diverso de estratégias e instrumentos como:
Avaliação Formativa
a. Fórum de discussão – 10%
b. Chats (decorrentes de vídeo aulas) – 5%
c. Fórum de Exercícios – 10%
d. Trabalho em grupo – 10%
e. Presença contínua nas actividades (Fórum de discussão, Chats, Fórum de Exercícios e Trabalho em grupo) – 5%
No que concerne à avaliação final, será realizada no final de cada Módulo compreendendo:
Avaliação Sumativa
a. Avaliação final “exame” – 40%
b. Trabalho de fim do Módulo “e-fólio ou elaboração de um artigo científico” – 20%
O Cuso de Mestrado em Desenvolvimento Local será hospedado na Faculdade de Economia e Negócios da UJC, no Departamento da Pós-Graduação e operacionalizado em coordenação com o Departamento de Cursos e Recursos Materiais e o Departamento de Tutoria e Avaliação do CTEaD do Centro Tecnológico de Ensino a Distância da UJC. As aulas serão ministradas através da Plataforma de e-Learning da Escola Virtual do Centro Tecnológico do Ensino a Distância da UJC a partir das instalações do Centro Tecnológico de Ensino a Distância da UJC, 1o andar, avenida Karl Marx n.º 647, na Cidade de Maputo, Moçambique.
A forma de culminação do curso é através da apresentação de uma Dissertação de Mestrado, conforme o estabelecido no Quadro Curricular da Universidade Joaquim Chissano. Os trabalhos preparatórios para a defesa da dissertação de mestrado ocorrem em três momentos diferentes. Primeiro, elaboração do projecto de pesquisa. Segundo, discussão do projecto de pesquisa em Seminários de Dissertação, que deve ser avaliado e defendido durante o decurso dos Seminários. Terceiro, produção da Dissertação, sob orientação de um supervisor, que deve ser um Professor Doutor ou um Mestre com experiência de supervisão comprovada. A defesa da dissertação é realizada perante um júri constituído por Professores Doutores ou Mestres da área especificas das áreas em estudo.
Recebe diploma de Mestre em Desenvolvimento Local, pela faculdade de Economia e Negócios da Universidade Joaquim Chissano, o estudante que seja
aprovado em todas as disciplinas curriculares; completa os créditos académicos necessários; e defenda a sua Dissertação de Mestrado.
Os estudantes que terminarem as disciplinas e completarem os créditos académicos do currículo e não consiga apresentar uma Dissertação de Mestrado podem ser atribuídos o Certificado de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local, de acordo com o Artigo 16 do Decreto n° 32/2010, de 30 de Agosto, que cria o Sistema Nacional de Acumulação e Transferência de Créditos Académicos, abreviadamente designado por SNATCA
As candidaturas devem ser realizados mediante o preenchimento electrónico de informações solicitadas através da entrada de cada Curso no INCREVE-SE e, submetendo em formato electrónico PDF dos documentos alistados segundo a ordem alistadas na Página de candidatura. Qualquer dúvida peca esclarecimento através da Secretaria Virtual (SV) ou através do e mail: secretariavirtual_ctead@ujc.ac.mz
Taxa de candidatura ao curso de mestrado: 4,000.00 (quatro mil) meticais para nacionais e 8000 (seis mil) meticais para estrangeiros
Taxa de reorientação por modulo 3,500.00 (três mil e quinhentos) meticais
Taxa de reorientação 3 módulos (Dez mil) meticais
Taxa única de matrícula: 8,000,00 (Oito mil) meticais para nacionais e 10, 000 (dez mil) meticais para estrangeiros;
Taxa da propina por Modulo: 8.000,00 (Oito mil) meticais para nacionais e 10,000.00 (dez mil) meticais para estrangeiros;
Taxa semestral da renovação da inscrição: 4,000.00 (Quatro mil) meticais para nacionais e 8,000.00 seis (Oito mil) meticais para estrangeiros.
Taxa única para a submissão de DM: 40.000,00 (Quarenta mil) meticais para nacionais e 60,000.00 (Sessenta mil) meticais para estrangeiros.
DADOS BANCARIOS
BANCO: Millennium Bim
TITULAR: Universidade Joaquim Chissano
NÚMERO DA CONTA: 489688205