Capacitar dirigentes e funcionários em matérias de administração pública e elevar a sua capacidade de liderança e técnico profissional, tendo em vista a boa governação.
Ser uma instituição de excelência na formação e capacitação em administração pública, constitui directriz da ENAP.
Reforço da cidadania, do patriotismo, da consciência cívica e ética; Liberdade de pensamento e de expressão; Valorização da cultura académica; Autonomia; Comprometimento social e comunitário; Espírito crítico e ético-deontológico; Internacionalização; Excelência académica; Laicidade; Inovação e Criatividade.
Carácter profissionalizante e modular; organizado de modo a reduzir o desligamento do formando com o local de trabalho; 60% das atividades curriculares realizadas de forma independente; oferecido no modelo híbrido; curso profissionalizante do nível 6 e produzido com base em Padrões de Competências; permite a acumulação de 30 créditos.
Ser funcionário e agente do Estado, das Autarquias Locais, da governação descentralizada, dos Governos Distritais, dos postos administrativos, das localidades e das instituições não-governamentais que prossigam fins de interesse geral. Ter concluído a 12ª classe do ensino geral ou equivalente. Carta de autorização do local de trabalho.
11 meses que se subdividem em duas etapas: a) período lectivo reservado à frequência de 7 módulos em 9 meses, e; b) produção do Relatório do Fim do Curso em 2 meses.
Estrutura-se em sete (7) módulos relativos às seguintes áreas comuns da administração pública: