O curso de MRID é essencialmente académico e interdisciplinar com a duração de dois anos que perfazem quatro semestres. Em termos académicos, o MRID tem um enfoque essencialmente teórico-conceptual e em habilidades de pesquisa centradas no estudante. A dimensão teórico-conceptual consiste na abordagem crítica de teorias (incluindo práticas) de relações internacionais e desenvolvimento no geral, mas, particularmente, sobre Moçambique. Por seu turno, a dimensão de pesquisa incide sobre habilidades de estudo independente, orientado para elaboração de conhecimento académico, mas que pode ser aplicado em contextos de análise, formulação e implementação de políticas, quer no sector público, quer no sector privado. Isto significa que, apesar de ter um foco académico, o MRID induz e valoriza pesquisas orientadas para políticas, internacionalmente designada policy oriented research, com foco na discussão de problemas concretos para produzir mentes e agentes de transformações/ desenvolvimento. Em relação a interdisciplinaridade, o MRID tem um enfoque que reconhece, acima de tudo, a interligação teórica e prática entre relações internacionais e desenvolvimento. Este enfoque está em sintonia com as áreas de conhecimento do curso, nomeadamente, relações internacionais e desenvolvimento, que são, de per se, interdisciplinares, quer nos métodos de estudos, quer nas abordagens teóricas.
O ingresso ao curso de MRID obedece critérios administrativos e académico-pedagógicos que se baseiam na Lei do Ensino Superior, bem como nos Regulamento Geral Interno e Regulamento Pedagógico da UJC. Em termos admisistrativos, o ingresso ao curso de MRID ocorre mediante concurso público, por via de editais sobre admissão, publicados anualmente nos principais meios de difusão de informação. O concurso público inclui prova documental e entrevista. Por seu turno, os requisitos académico-pedagógicos incluem o título ou a conclusão do grau de licenciatura, particularmente em Relações Internacinais e Diplomacia; Ciências Económicas; e Estudos de Desenvolvimento. Os graduados que não tem licenciatura nestas áreas podem ingressar no MRID, mas mediante aprovação na prova documental e frequência de um curso de reorientação definido por regulamento próprio e sujeito a pagamento de uma taxa prevista na estrutura de custos de mestrado em vigor na ESRI.
Quanto a duração, o curso de MRID é de dois (2) anos. Este é o padrão temporal para cursos de mestrados académicos estabelecido no artigo 23 da Lei nº 27/2009 de 29 de Setembro, designada Lei do Ensino Superior (LES) e no artigo 16 do decreto 30/ 2010 de Conselho de Ministros que aprova o Quadro Nacional de Qualificações de Ensino Superior (QUANQES). Em termos estruturais, os dois anos estão divididos em quatro semestres. Os primeiros três semestres são lectivos. O quarto e último semestre não é lectivo. Neste contexto, do primeiro ao terceiro semestre, o processo de ensino-aprendizagem é exclusivamente dedicado a aulas que são presenciais, com possibilidade de se recorrer as aulas online, mediante autorização da Pós-Graduação. O quarto e último semestre é unicamente reservado a pesquisa, elaboração e defesa de Dissertação de Mestrado (DM).
O graduado no MRID é competente para explicar criativa e criticamente matérias de relações internacionais e desenvolvimento no geral e, particularmente, sobre Moçambique. Em termos específicos, o graduado em MRID é competente para: • Compreender a temática de relações internacionais e de desenvolvimento na perspectiva teórica; • Reflectir criticamente em torno dos desafios económicos, políticos e sociais contemporâneos na dimensão internacional e nacional; • Analisar pormenorizadamente padrões e tendências de relações internacionais e desenvolvimento; • Elaborar e implementar políticas, bem como projectos de desenvolvimento local e internacional; • Realizar pesquisa académica a fim criar conhecimento, bem como informar e orientar políticas destinadas a resolução de problemas, quer nas relações internacionais, quer no desenvolvimento de Moçambique.